
A universidade do Estado de Mato Grosso tem sido responsável por significativas transformações socioculturais em várias localidades desse imenso e plural Estado. Isso porque está presente no interior, oportunizando o ensino superior de qualidade para mais de 22 mil alunos.
Em fevereiro deste ano (2019), a egressa do Curso de Agronomia do Câmpus de Nova Xavantina recebeu o título de Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá-PR. Teve como orientador o Dr. Antonio Carlos Saraiva da Costa e desenvolveu atividades no Laboratório de Química e Mineralogia de Solos da universidade (LQMS-UEM).
Neuzilene, que nasceu em Nova Xavantina, graduou-se em Agronomia em 2016, quando desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso sob orientação do Dr. César Crispim Vilar, coordenador do Laboratório de Solos onde ela também trabalhou durante a graduação. Atualmente encontra-se regularmente matriculada no curso de Doutorado na mesma universidade e área de concentração.
Esse exemplo evidencia o papel da Universidade pública, gratuita e de qualidade que é formar profissionais capacitados para atuar nas mais diversas áreas das pesquisa e do mercado de trabalho.
Parabéns a Neuzilene das Graças Rossi pela conquista e à comunidade acadêmica pelo bom trabalho.
Por Rubens José Bedin
Professor e Assessor de Cultura do Câmpus de Nova Xavantina