O engenheiro agrônomo Carlos Cesar Silva Jardim, formado no Curso de Agronomia do Câmpus da Unemat em Nova Xavantina foi selecionado em primeiro lugar, na somatória de prova de títulos e de conhecimento específico, no Programa de Pós-graduação em nível de doutorado da Universidade Federal de Goiás – UFG.
Carlos graduou-se no ano de 2017, tendo como orientadora a Doutora Alessandra Conceição de Oliveira, com que trabalhou em projetos de pesquisa e de iniciação científica na área de irrigação com fertiirrigação, máquinas e mecanização agrícola e tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas. Tudo isso no Câmpus de Nova Xavantina.
Ainda em 2017 ingressou no Mestrado em Engenharia Agrícola, na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD onde, sob a orientação da Doutora Anamari Viegas de Araújo Motomiya, desenvolveu pesquisas na área da agricultura de precisão, com sensoriamento remoto da cana-de-açúcar, possibilitando a aplicação de dados multiespectrais para modelagem de componentes de produtividade da cultura. Carlos Cesar, agora Mestre, esteve amparado por uma bolsa de estudos concedida pela Fundect – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.
Agora no Doutorado, o egresso da Universidade Estadual de Mato Grosso irá desenvolver pesquisas na área de Solos e Água. Segundo ele, “estudar na Unemat me possibilitou a melhor formação, com professores e estrutura equiparada a faculdades conceituadas na área”, pontuou Carlos.
São muitas histórias como essa que merecem ser contadas e compartilhadas. São exemplos da capacidade transformadora da Universidade do Estado de Mato Grosso que, ao longo de seus 40 anos, tem ajudado a construir nosso Estado e o nosso País. Que orgulho para a comunidade acadêmica.
Por Rubens José Bedin
Professor e Assessor de Cultura do Câmpus de Nova Xavantina