quinta-feira, 18 de abril de 2019

Potencialidade do agronegócio na Região do Vale do Araguaia



Nas últimas semanas os acadêmicos do Curso de Agronomia do UNEMAT de Nova Xavantina puderam conhecer um pouco mais das potencialidades do agronegócio da Região. Para isto foram realizadas visitas nas áreas de produção de arroz, sorgo e chia. Esta última, ainda pouco conhecida, mas com grande potencial. Estas visitas foram orientadas pelo Professor Rodrigo de Góes Esperon Reis e fazem parte das atividades da disciplina de Fitotecnia I

Durante as visitas foram observadas características e tratos culturais extremamente importantes para explorar o máximo de cada cultura, como espaçamento entre plantas, estande de plantas, sanidade, adubação recomendada, bem como o controle de plantas daninhas, fungos e insetos nocivos à cultura.

Uma das áreas que chamou a atenção dos acadêmicos foi a de cultivo da chia (Salvia hispânica), pode ser uma alternativa para cultivo na safrinha e com ótima rentabilidade para o produtor.

De acordo com as pesquisadoras Michele Silveira Coelho e Myriam De Las Mercedes Salas-Mellado (UFRS), a chia (Salvia hispanica L.) é uma semente antiga utilizada pelos Maias e Astecas como alimento para aumentar a resistência física. Essa semente é fonte natural de ácidos graxos ômega-3, fibras e proteínas, além de outros componentes nutricionais importantes, como os antioxidantes. Além disso, oferece um potencial na indústria de alimentos devido aos seus componentes funcionais, com aplicações no enriquecimento de pães, bolos e barras de cereais, produção de hidrolisados proteicos para aplicação em produtos de panificação, produção de maionese com adição de mucilagem de chia, entre outros. 

Para saber mais sobre a Chia, clique aqui.









Nenhum comentário :

Postar um comentário